Escola Sénior
CUP Centro Universitário Porto
Apresentação geral do Curso
As sociedades contemporâneas estão a viver profundas mudanças de reorganização e funcionamento, com novos riscos, complexidades e incertezas.
A geração sénior é cada vez mais numerosa e diversificada e tem, atualmente, novos problemas, desafios, responsabilidades e oportunidades. Muitos dos seus membros não aceitam “ficar de fora” e querem juntar as suas energias, saúde, motivação e experiências para participar e contribuir na procura de novas formas de democracia, de sociedades civis e de desenvolvimento sustentável (competitivo e colaborativo), na criação de mais valor.
As escolas e as universidades começam a aprender que precisam de criar novas formas pedagógicas para aprendizagem de diferentes competências dos novos alunos (dos infantis, aos seniores): analíticas, contextuais e críticas pelo diálogo, pela discussão, pela argumentação e suas razões.
Objetivos
A Escola Sénior é um projeto intergeracional da Universidade Lusófona e assume-se como uma iniciativa diferente: atual, desafiante, participativa e proveitosa.
Os módulos abarcam questões transversais que marcaram a sociedade de hoje e prefiguram os desafios do futuro próximo.
Os objetivos deste Curso têm particular enfoque na preparação para a interpretação de situações resultantes da evolução ao longo da história e da vida quotidiana, marcadas pelo desenvolvimento global num mundo onde a informação acontece numa dimensão e numa velocidade cada vez mais extraordinárias. É neste contexto que se procura:
- Transmitir e partilhar saberes e conhecimentos que, de acordo com o Programa do Curso, possibilitem a aquisição de competências para a explicação de fenómenos sociais, culturais económicos, político, religiosos, ecológicos e tecnológicos que promovem transformações diversificadas, na sociedade.
- Preparar, num propósito de intervenção precoce o longo da vida, a população sénior (os maiores) para leituras sobre os factos sociais, no sentido de facilitar a relação com a informação e investigar e propiciar modelos de solução para as problemáticas contemporâneas.
- Reforçar as qualidades e outros conhecimentos adquiridos e motivar a continuidade da participação dos seniores na intervenção social, intimamente ligada ao exercício da cidadania, em equidade, dignidade e humanização.
Módulos
- Módulo 1: Bíblia, Arte e Cultura
Muito mais do que um texto religioso, a Bíblia é um marco que guarda as raízes históricas e culturais do Ocidente. Neste curso, exploraremos como as suas narrativas e símbolos inspiraram séculos de arte - da pintura à escultura, da arquitetura à literatura - e como continuam a moldar o nosso imaginário. Uma viagem pela história de um livro que atravessa milénios, dialogando com diferentes épocas e culturas.
- Módulo 2: Módulo Religião no Mundo Contemporâneo: Impacto das Crenças na Transformação das Sociedades
Ao contrário do que por vezes é narrado, o fenómeno religioso protagoniza a nossa atualidade, tanto a nível local, como numa perspetiva global, inclusivamente nas sociedades mais seculares e laicas. Às religiões tradicionalmente mais praticadas e difundidas no mundo, tal como o Hinduísmo, o Budismo, o Cristianismo e o Islão, juntam-se, na sociedade contemporânea, diferentes cultos, credos e cosmovisões espirituais, quer de matriz arcaica como o Judaísmo, o Taoísmo, quer sincréticas como as tradições religiosas afroamericanas, quer ainda “novas”, nomeadamente no vasto campo da chamada «New Age». Além disso, o fenómeno religioso dialoga e interage criticamente com os campos dos direitos humanos, da (geo)política, das heranças culturais e gastronómicas, das artes, das humanidades e das ciências. A riqueza, o fascínio e a complexidade daquilo que costumamos chamar de «religiões» continua a inspirar, animar e desassossegar debates, pensamentos, entusiasmos, sabedorias e, por outro lado, fanatismos, nos cinco continentes.
Em Portugal, uma história quase milenar em que se alternam períodos de convivência e outros de intolerância pode ser lida e reinterpretada, hoje, como ferramenta para promover valores e práticas de cidadania e humanismo participativos, em prol de uma sociedade acolhedora, fraterna e responsável, perante os fenómenos migratórios da contemporaneidade, que comportam uma urgente consciência civil do fenómeno religioso na sua diversidade. O módulo de «Religião no mundo contemporâneo» pretende explorar todas estas dimensões do fenómeno religioso, estimulando o debate crítico, a multidisciplinariedade, a atitude dialogante e tolerante e a reflexão ética. Para nos aproximarmos das comunidades, dos rituais, das manifestações artísticas e espirituais das várias religiões praticadas em Portugal, este módulo inclui visitas a templos e locais de cultos, assim como a museus e lugares de património religioso, em território português.
- Módulo 3: Jornalismo e Práticas Noticiosas
Este módulo procura responder à pergunta: Porque é que as notícias são como são?, inspirada no livro do jornalista e professor Nelson Traquina sobre Teorias do Jornalismo. Contudo, este não é um módulo de natureza estritamente teórica. Serão privilegiados exemplos e casos práticos atuais, bem como visitas de estudo e sessões com pessoas convidadas, em estreita colaboração com as experiências e interesses de quem integra este grupo.
Hoje, o consumo noticioso interlaça-se entre os média digitais e os tradicionais, como a televisão, a rádio ou a imprensa. Estas possibilidades transformam, por um lado, os hábitos de consumo mediático e informacional das audiências, às quais se impele uma reflexão crítica diária; e, por outro, o exercício da profissão, que passa a deter uma responsabilidade social acrescida, em resposta ao progressivo desenvolvimento das tecnologias digitais.
- Módulo 4: Inteligência Artificial e Algoritmos
A Inteligência Artificial (IA) é um dos tópicos mais desafiadores deste século e também um dos que mais desperta interesse recentemente. De acordo com o jornal Público, no ano passado, a IA ganhou relevância nas pesquisas da sociedade portuguesa. Considerando o impacto que as ferramentas de IA podem desencadear em diferentes áreas, este módulo procura pensá-las na forma como aprendemos, vivemos e trabalhamos.
O principal objetivo é pensar a Inteligência Artificial, os seus impactos e desafios em vários setores: Comunicação, Educação, Desporto, Direito, Moda, Psicologia, Saúde, Serviço Social e Transportes. As sessões são, por isso, temáticas e estruturadas de forma dinâmica e participativa, a partir da presença de pessoas convidadas especialistas em cada uma destas áreas e que garantem uma conversa contextualizada.
- Início:
- Carga horária: 240h - 60h/ módulo
- Horário: Aulas às terças e quintas feiras (dois módulos/dia), das 14.30h às 18.30h
- Inscrição: 100 €
- Seguro Escolar: 47 €
- Valor médio das Prestações: 130 €
- Inscrição avulsa / valor por módulo: 150 €