Escola Sénior
CUL Centro Universitário Lisboa
Apresentação geral do Curso
As sociedades contemporâneas estão a viver profundas mudanças de reorganização e funcionamento, com novos riscos, complexidades e incertezas.
A geração sénior é cada vez mais numerosa e diversificada e tem, atualmente, novos problemas, desafios, responsabilidades e oportunidades. Muitos dos seus membros não aceitam “ficar de fora” e querem juntar as suas energias, saúde, motivação e experiências para participar e contribuir na procura de novas formas de democracia, de sociedades civis e de desenvolvimento sustentável (competitivo e colaborativo), na criação de mais valor.
As escolas e as universidades começam a aprender que precisam de criar novas formas pedagógicas para aprendizagem de diferentes competências dos novos alunos (dos infantis, aos seniores): analíticas, contextuais e críticas pelo diálogo, pela discussão, pela argumentação e suas razões.
Objetivos
A Escola Sénior é um projeto intergeracional da Universidade Lusófona e assume-se como uma iniciativa diferente: atual, desafiante, participativa e proveitosa.
Os módulos abarcam questões transversais que marcaram a sociedade de hoje e prefiguram os desafios do futuro próximo.
Os objetivos deste Curso têm particular enfoque na preparação para a interpretação de situações resultantes da evolução ao longo da história e da vida quotidiana, marcadas pelo desenvolvimento global num mundo onde a informação acontece numa dimensão e numa velocidade cada vez mais extraordinárias. É neste contexto que se procura:
- Transmitir e partilhar saberes e conhecimentos que, de acordo com o Programa do Curso, possibilitem a aquisição de competências para a explicação de fenómenos sociais, culturais económicos, político, religiosos, ecológicos e tecnológicos que promovem transformações diversificadas, na sociedade.
- Preparar, num propósito de intervenção precoce o longo da vida, a população sénior (os maiores) para leituras sobre os factos sociais, no sentido de facilitar a relação com a informação e investigar e propiciar modelos de solução para as problemáticas contemporâneas.
- Reforçar as qualidades e outros conhecimentos adquiridos e motivar a continuidade da participação dos seniores na intervenção social, intimamente ligada ao exercício da cidadania, em equidade, dignidade e humanização.
Módulos
4 módulos (dentre 8 opções):
- Módulo 1: História da Arte
Sem descrição disponível.
- Módulo 2: História de Portugal: contributos e interrogações de eventos mais significativos na transformação do mundo
A História de Portugal é um mundo que queremos desbravar: a partir de episódios, acontecimentos, revoluções, regimes políticos, mas também apoiados em fontes que marcam épocas, costumes e personagens, passamos ao grupo turma a palavra, a iniciativa e a escolha de temas, recebemos e lançamos propostas.
A aula de História desenrola-se, então, a partir do lançamento de problemática em torno do assunto a tratar, dispõe de uma ideia organizadora que dê sentido à sessão e tem como referências a historiografia atual, com divulgação de investigadores/obras de referência. Por exemplo: questione-se porque nasceu Portugal, analisem-se os mapas a par das teses dos Professores Orlando Ribeiro e José Mattoso e entre-se nos principais acontecimentos que deram origem ao Condado Portucalense (868-1143) e ao Reino de Portugal (1179); a ideia organizadora da aula prevalece na ideia de que o país nasceu por motivos de caráter político e não geográficos. E atente-se à forma como Dom Henrique, Dom Afonso Henriques (e o grupo que acompanhou toda a primeira dinastia) desenharam todo um país a partir da Reconquista cristã (concluída em 1249).
A aula de História não cumpre uma narrativa meramente cronológica e entregue a heróis: isso não invalida que cada acontecimento ou protagonista sejam observados, porém sem esquecermos o contexto que os envolveu. A professora encarrega-se de os integrar numa época e de lançar a problemática a propósito. Por exemplo, ao expormos o acontecimento que foi o massacre dos judeus na baixa de Lisboa em 1506, é necessário conhecermos para além do episódio, de encontro ao papel dos judeus na sociedade e economia de quinhentos e no culminar de um ambiente de ódio herdado da própria Idade Média. Tratado um caso, podemos optar por outro tempo, outro tipo de acontecimento ou outro tipo de fontes. Por exemplo: a crise da nossa monarquia constitucional pode ser analisada a partir de postais das celebrações do tricentenário da morte de Camões de 1880, de artigos, de jornais e de panfletos, de gravuras, fotografias e pequenos filmes, como o do funeral de Dom Carlos e Dom Filipe Luís, em 1908.
A aula de História é, pois, uma constante construção, em busca da nossa identidade e daquilo que damos e recebemos dos outros povos e ao longo dos séculos. Vamos até à História recente e acrescentamos mais àquilo que sabemos. Sobretudo, sabemos que podemos contar com a sabedoria e o conhecimento daquelas e daqueles que nos procuram!
- Módulo 3: Religião no mundo contemporâneo
Ao contrário do que por vezes é narrado, o fenómeno religioso protagoniza a nossa atualidade, tanto a nível local, como numa perspetiva global, inclusivamente nas sociedades mais seculares e laicas. Às religiões tradicionalmente mais praticadas e difundidas no mundo, tal como o Hinduísmo, o Budismo, o Cristianismo e o Islão, juntam-se, na sociedade contemporânea, diferentes cultos, credos e cosmovisões espirituais, quer de matriz arcaica como o Judaísmo, o Taoísmo, quer sincréticas como as tradições religiosas afroamericanas, quer ainda “novas”, nomeadamente no vasto campo da chamada «New Age».
Além disso, o fenómeno religioso dialoga e interage criticamente com os campos dos direitos humanos, da (geo)política, das heranças culturais e gastronómicas, das artes, das humanidades e das ciências. A riqueza, o fascínio e a complexidade daquilo que costumamos chamar de «religiões» continua a inspirar, animar e desassossegar debates, pensamentos, entusiasmos, sabedorias e, por outro lado, fanatismos, nos cinco continentes.
Em Portugal, uma história quase milenar em que se alternam períodos de convivência e outros de intolerância pode ser lida e reinterpretada, hoje, como ferramenta para promover valores e práticas de cidadania e humanismo participativos, em prol de uma sociedade acolhedora, fraterna e responsável, perante os fenómenos migratórios da contemporaneidade, que comportam uma urgente consciência civil do fenómeno religioso na sua diversidade.
O módulo de «Religião no mundo contemporâneo» pretende explorar todas estas dimensões do fenómeno religioso, estimulando o debate crítico, a multidisciplinariedade, a atitude dialogante e tolerante e a reflexão ética. Para nos aproximarmos das comunidades, dos rituais, das manifestações artísticas e espirituais das várias religiões praticadas em Portugal, este módulo inclui visitas a templos e locais de cultos, assim como a museus e lugares de património religioso, em território português.
- Módulo 4: As grandes questões sociais contemporâneas
Sem descrição disponível.
- Módulo 5: Literatura Portuguesa e Mundial
O módulo de Literatura Portuguesa e Mundial propõe obras literárias de todos os tempos, estilos, proveniências e latitudes geográficas como alvo de estudo e reflexão.
A proposta de trabalho é analisar os conteúdos narrativos e os temas preponderantes em obras de todos os géneros - da ficção à poesia, do ensaio ao romance, do conto à short story.
O foco principal será a pesquisa e a compreensão das personagens e das funções dramáticas, dos conflitos e dos aspetos estilísticos e singulares das suas linguagens. Na literatura de não-ficção, releva-se o conteúdo e os temas emergentes.
As leituras, análises e reflexões críticas serão uma prática contínua ao longo das aulas.
- Módulo 6: Conhecimento digital e Inteligência Artificial
Viva no mundo digital com confiança!
Este módulo prático e acessível foi pensado para cidadãos sénior que queiram compreender melhor as tecnologias que fazem parte do seu dia a dia e descobrir como a Inteligência Artificial (IA) já está presente na sua vida.
Ao longo de 60 horas, vamos explorar, analisar e discutir – sempre com uma vertente prática temas tais como:- Como usar dispositivos digitais e internet em segurança;
- O que é a IA e como funciona;
- Quais são os riscos e desafios que a IA nos apresenta (soluções inovadoras, fraudes digitais, fake news, privacidade e segurança, etc);
- Que oportunidades apresenta a IA para a saúde, lazer, comunicação e aprendizagem;
- Como adotar uma atitude crítica, ética e informada no mundo digital com IA.
Através de exemplos reais, atividades práticas e apoio personalizado, o módulo promove a autonomia, segurança e confiança para aproveitar o melhor que a tecnologia tem para oferecer, protegendo-nos dos riscos inerentes.
Não é necessário ter experiência prévia com computadores ou internet - vamos aprender passo a passo, juntos.
- Módulo 7: Cinema
O módulo vai explorar o cinema mundial, partindo de uma análise estética e de conteúdo. A proposta é desenvolver, neste âmbito, a reflexão crítica, assim como a perspetiva estética de várias narrativas cinematográficas, expandindo o campo de perceção e análise dos/as participantes.
No conjunto de filmes a visionar enquadram-se várias correntes, géneros, estilos e movimentos que ganharam relevo memorável ao longo da história do cinema. As cinematografias emergentes, o cinema de resistência, o cinema do real, o cinema clássico e moderno, a ficção, o documentário e vozes autorais serão alvo de discussão.
O visionamento de filmes fará parte integrante de uma prática contínua ao longo das aulas.
- Módulo 8: História da União Europeia
A construção da União Europeia (UE) é uma das marcas regionais, políticas e económicas mais importantes do século XX. Com a não concretização do "fim da história", preconizado após o final da Guerra Fria, os desafios à integração europeia e o lugar da comunidade nas relações internacionais tornaram-se mais desafiantes.
Atualmente, o mundo vive um dos momentos mais agudos do pós-1945, e algo parece fora da antiga ordem internacional, em que, na Europa, as fronteiras dificilmente mudavam pela força. Com a guerra russo-ucraniana, está-se a assistir a um (re)escrever e a uma aceleração da história.
Esta unidade curricular pretende olhar, discutir e refletir sobre a UE num contexto de guerra, mas também de crise ambiental, pandémica, migratória e das próprias democracias liberais, na Europa e não só. Oferece uma perspetiva histórica, ligada à ciência política e às relações internacionais, que dará ferramentas aos/às alunos(as) para entender a nova ordem bi/multipolar, os desafios à integração e à segurança regional, bem como o populismo transnacional e as suas potenciais consequências.
Conferências
Visitas
Nota: todos os programas serão ajustados de acordo com a vontade dos alunos.
- Início: Outubro, 14
- Carga horária: 60h/ Módulo - Total Curso/Área 240h
- Horário: Terças e Quintas-feiras, 4h por dia, das 14.30H às 18.30h, 2h/ módulo
- Inscrição: 100 €
- Seguro Escolar: 47 €
- Valor médio das Prestações: 130 €
- Inscrição avulsa / valor por módulo: 150 €
Apresentação geral do Curso
A Educação ao Longo da Vida aproxima-nos da aprendizagem enquanto parte integrante do quotidiano. Em tempos de mudança, tudo parece ser efémero. O conhecimento cientifico e o tecnológico inovam, substituem ou aperfeiçoam-se simplesmente, mas reclamam, de cada um de nós, ADAPTAÇÃO. E, adaptação é talvez o maior desafio geracional que se coloca aos atuais seniores.
Reconhecemos hoje que a sociedade portuguesa conquistou muito em anos de vida, em longevidade. Mas, a sociedade portuguesa é muito diversa e a sua assimetria manifesta-se, sem exceção, no corte demográfico que respeita aos seniores. Uma das acentuadas diferenças dá-se na forma como se envelhece e projeta-se na qualidade da longevidade. Existe sim um enorme desfio que reside em qualificar os anos de vida que conquistamos. Se esse desafio é uma realidade em termos da Saúde Pública para a sociedade portuguesa, sê-lo-á definitivamente para cada um dos cidadãos mais velhos e todos os que com eles se solidarizam neste propósito. As ONGs respondem neste domínio pondo em pratica as recomendações da OMS precisamente referindo-o no Plano Global de Ação 2018-2030 onde é apresentada a nova estratégia mundial para reduzir o sedentarismo em 10% já em 2025 e para 15% em 2030.
O conceito de "Estilo de Vida Ativa", aplica-se transversalmente a todas as idades e em especial depois da meia-idade um valor acrescentado, na medida em que permite gerir de forma preventiva e atuante a qualidade de vida na maturidade (50+) e implicitamente a capacitação para gerir e corresponder assertivamente ao processo de envelhecimento de que todos somos alvo, desde que nascemos.
O curso que se propõe tem 240 horas e decorre de outubro de 2022 a junho de 2023. É influenciado pelas recomendações acima referidas e construído com quatro Módulos de referência, conferencias e visitas de Campo temáticas mensais que serão apresentadas à consideração dos participantes.
As Unidades Curriculares apresentam conteúdos teórico práticos relacionados com o conceito de "Estilo de Vida Ativo". A vivência de situações apresentadas permitirá o aprofundamento, consciencialização e desenvolvimento e reconhecimento de capacidades físicas, psicomotoras e psicológicas individuais. As sessões exploram a troca de experiências e dinâmica gerada no grupo. Valoriza-se a participação e a partilha de situações recreadas a par do propósito de segurança sempre presente nas propostas pedagógicas dirigidas ao grupo. Em grande parte os desafios apresentam transfere para quotidiano.
As Visitas de Campo temáticas prevêem-se ser organizadas, mensalmente, em estreita colaboração com o grupo, constituindo estas a oportunidade de vivência do espírito universitário, ao que se associa a experiencia de docentes convidados e o relacionamento com estudantes das faculdades do Campus Lusófona.
Objetivos
- Conhecer as "Regras de ouro" para se manter Ativo;
- Tomar consciência dos benefícios inerentes à vivência regular e sistemática do Estilo de Vida Ativo;
- Melhorar o conhecimento individual sobre o comportamento do organismo em atividade e esforço;
- Gerir o quotidiano de forma harmoniosa;
- Saber escolher uma alimentação equilibrada e associada ao "Estilo de Vida Ativo";
- Participar em atividades com regras e segurança- Experienciar e proteger;
- Desafiar de forma sustentável o isolamento;
Módulos
- Atividade Física na Prevenção da Saúde
- Gestão do Stress e do Bem-Estar
- Nutrição, Pilar da Vida Ativa
- Circuitos, Identidade e Memória
Nota: todos os programas serão ajustados de acordo com a vontade dos alunos.
Coordenador Científico
Professora Doutora Maria Teresa Ramilo
- Início: Outubro, 14
- Carga horária: 60h/ Módulo - Total Curso/Área 240h
- Horário: Terças e Quintas-feiras, 4h por dia, das 14.30H às 18.30h, 2h/ módulo
- Inscrição: 100 €
- Seguro Escolar: 47 €
- Valor médio das Prestações: 130 €
- Inscrição avulsa / valor por módulo: 150 €
Coordenação Científica
José Fialho