Artes

Coordenação

Prof. Doutora Constança Vasconcelos

Apresentação do Curso

O curso de Artes é composto por 4 disciplinas, de 22 horas e 30 minutos cada, distribuídas
da seguinte forma:

  • 1º semestre: Desenho e Fotografia
  • 2º semestre: Serigrafia e História da Arte

As aulas de Teatro serão um complemento transversal às três áreas da Escola Sénior. E as conferências / aulas serão agendadas posteriormente pelas respetivas direções.

Inscrição Seguro Escolar Propina (x4)
60€ 40€

75€ *

  • 1º Prestação (até 8 de outubro): €75
  • 2º Prestação (até 8 de dezembro): €75
  • 3º Prestação (até 8 de fevereiro): €75
  • 4º Prestação (até 8 de abril): €75

DESENHO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Observação e representação do corpo humano

Apreensão da forma e estrutura do corpo humano.
Estudo das proporções e cânones.

Volumetria do corpo humano

O desenho modelado: pesos, massas, luz e sombra.
Modelação claro-escuro: representação de volumes por tipos de mancha, por tramas monocromáticas e com utilização da cor.

Partes e pormenores do corpo

Análise morfológica da cabeça, das mãos e pés: proporções, relações; Expressões faciais; estudos de composição.

Livro de Artista

Selecção e transformação de registos do corpo humano, desenvolvidos em visita de estudo, e aplicação em livro de artista.

Objetivos

  • Desenvolver a capacidade de análise, observação e representação da figura humana
  • Exercitar a capacidade de reflexão explorando os limites do desenho de representação da figura humana através do desenvolvimento de propostas conceptuais.
  • Estimular a experimentação de técnicas de expressão gráfica do desenho da figura humana.
  • Aplicar as competências adquiridas nos registos gráficos, para a elaboração de livro de artista.

O aluno fica habilitado a:

  • Representar a figura humana atendendo aos diversos métodos e técnicas exploradas.
  • Aprofundar a capacidade de análise, observação e representação da figura humana.
  • Exercitar a capacidade de reflexão: explorar os limites do desenho e representação da figura humana em diversas técnicas para a realização de livro de artista.

FOTOGRAFIA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1º Módulo:

Formação da imagem em ambiente fotoquímico – trabalho em laboratório.
Tempos de exposição. Fotograma – início da fotografia.
Quantidades de luz e fotossensibilidade – trabalho com ampliador.
Revelação de materiais fotossensíveis a preto e branco – papel fotográfico.

2º Módulo:

Registos com estenopo, ou Pin-Hole (caixa de sapatos).
Fotografia feita através de manipulação de caixa de sapatos e papel fotográfico.
Cálculo do diafragma e tempo de exposição.
Revelação de materiais fotossensíveis a preto e branco.

3º Módulo:

Câmaras fotográficas, diferentes formatos, resultados em fotografia.
O diafragma, distâncias focais. Manipulação e intencionalidade na profundidade de campo.

4º Módulo:

A película, diferentes sensibilidades, diferentes resultados. Tipos de reveladores.
Revelação de materiais fotossensíveis a preto e branco em laboratório – trabalho com ampliador.

Visitas a exposições: Arquivo Municipal de Fotografia

O aluno fica habilitado a:
  • Aplicar conhecimentos e técnicas à manipulação dos processos e meios fotográficos fotoquímicos – realizar fotogramas em papel fotográfico;
  • Utilizar correta e eficientemente equipamento de realização de exercícios e de revelação de papel fotográfico em laboratório – revelação de fotogramas e fotografias;
  • Realizar registos fotográficos obtidos através de equipamento construído pelo aluno (caixa de Pin-Hole);
  • Revelar material fotossensível (papel fotográfico), resultante das experiências produzidas em laboratório;
  • utilizar de forma correta diferentes câmaras e respetivos diafragmas e tempos de exposição;
  • manipular materiais sensíveis negativos em câmara escura, correta utilização de ampliador na obtenção de fotografia final;
Estes exercícios terão resultados em formato físico, papel fotográfico e filme fotográfico (fotossensível – sensível à luz). Serão realizadas visitas a exposições: Arquivo Municipal de Fotografia.

SERIGRAFIA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

O objetivo é fornecer aos participantes os conhecimentos introdutórios e essenciais sobre a técnica serigráfica nos planos artístico, técnico da reprodução de imagens pela técnica de serigrafia, através de uma metodologia de ensino fundamentada sobretudo pela experimentação prática.

Objetivos

Nesta ação de formação, serão abordadas os conceitos básicos de impressão serigráfica assim como as diferentes aplicações deste meio de reprodução. Será realizado um enquadramento histórico da serigrafia e o desenvolvimento dos processos gráficos enquanto meio de reprodução e como um meio de experimentação artística. A formação culmina com a elaboração de imagens/desenhos/composições para reprodução por serigrafia. Cada formando irá experienciar as fases de:
  • Preparação de matriz, abertura de tela e realização de experiências práticas individuais na técnica de serigrafia sobre diferentes tipos de suportes. Serão ainda salientados e experienciados os aspectos técnicos e materiais inerentes a este processo de impressão;
  • Explorar a aplicação diferenciada da colocação e abordagem cromática e as variações artísticas/plásticas pela abordagem diferenciada dos suportes.
Serão realizadas visitas de estudo para observação de obras serigráficas a ateliês/galerias da especialidade e visitas museológicas para observação de obras de arte por serigrafia.

HISTÓRIA DA ARTE

A disciplina será dividida em diferentes temáticas:

  • O significado da arte;
  • O nascimento da arte e as primeiras formas artísticas. A magia e o rito;
  • Arte para a eternidade. O caso egípcio;
  • O império do Belo: o mundo antigo;
  • A arte ocidental a arte à sombra dos mosteiros;
  • Renascimento e renascimentos na arte: o caso italiano e o caso flamengo tradição e inovação;
  • A crise da arte e a rutura com a tradição: do século XVII ao século XIX.

Visitas a exposições: Museu Nacional de Arte Antiga.

No final do semestre, o aluno deverá ser capaz de:
  • Reconhecer os diversos movimentos artísticos que tiveram lugar desde a Pré-história até ao século XIX;
  • Inserir esses movimentos no seu contexto histórico-cultural identificando as características fundamentais dos mesmos, os seus criadores, assim como as obras de maior relevância.
  • Madalena Braz
    Coordenadora Executiva
  • madalena.braz@ulusofona.pt
  • Telefone: 217 515 500
  • Fax: 217 577 006
  • Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias
    Campo Grande, 376 1749-024 - Lisboa